Downs do Internauta

Comprar o carro novo em janeiro pode ser um bom negócio. Isso por causa do mito do brasileiro de que veículo com data de fabricação do ano anterior tem maior desvalorização. De acordo com as concessionárias, os consumidores fogem das lojas no primeiro mês do ano com medo do “mico” mas, na verdade, a cotação do carro no mercado de seminovos e usados é feita pelo ano do modelo e não pelo da fabricação. E como o “preconceito” existe, as concessionárias tentam desovar os estoques com promoções e descontos e os preços se tornam mais vantajosos. Porém, especialistas alertam para o cliente ficar atento ao que os descontos representam na despesa final.

“A preocupação com o carro ano 2009 e modelo 2010 não passa de mito, mas como a procura por carros em janeiro cai e em fevereiro começamos a receber os carros 2010/2010, trabalhamos com descontos de 5% sobre o valor do carro, por exemplo, e oferecemos serviços de graça, como a documentação do carro”, afirma o supervisor de vendas da concessionária Highway, em São Paulo, Geraldo Cordeiro de Lima.

O supervisor tem 20 anos de experiência na venda de veículos e afirma que as lojas costumam ficar vazias nesta época do ano e quem for bom negociador pode comprar o carro zero com preços menores. “São ações promocionais das próprias concessionárias”, observa.

Algumas representantes da Fiat, por exemplo, vão trabalhar com preços especiais com os modelos que sobraram nos estoques. Segundo a montadora, esta á uma promoção pontual e não abrangerá todos os modelos e configurações.

Mas as montadoras também têm cartas na manga para ajudar as lojas. A General Motors começou nesta sexta-feira (8) uma campanha de varejo em comemoração aos 85 anos da companhia no país. As 560 concessionárias no Brasil trabalharão até terça-feira (12) com valores da entrada reduzida, taxas de juros menores e redução nas prestações. Segundo o vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, a ideia é manter em janeiro o ritmo de vendas visto em 2009.

No caso da Citroën, o objetivo é aumentar em 30% as vendas em janeiro e, assim, zerar os estoques de carros 2009/2010. O mote da campanha também é aniversário, neste caso, os 90 anos da matriz francesa. Assim, durante o mês de janeiro, todos os clientes que adquirirem um modelo Citroën ganharão um bilhete aéreo para Paris, de ida e volta, a ser utilizado em um período de um ano. A promoção é válida para toda a linha de produtos da marca, incluindo a de utilitários Jumper.

Diante de tanto apelo para conquistar o consumidor no primeiro mês do ano, o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Sérgio Reze, aconselha o consumidor a ter cautela e a pesquisar muito antes de fechar o negócio. “Hoje, antes de fechar o negócio, pesquise. Muitas ações promocionais são apenas continuidade do trabalho feito em dezembro”, explica.

Segundo Reze, toda concessionária oferece, como ele mesmo define, “um chocolate para adoçar a boca”. Então é preciso ficar atento ao valor de desconto que benefícios como oferta de seguro, emplacamento, acessório, tanque de gasolina cheio, entre outros, representam na conta final.

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